Impacto dos tratados de dupla tributação nas aquisições transfronteiriças

  • Catarina Pinto Universidade do Porto
  • Miguel Sousa Universidade do Porto

Resumo

Para avaliar o impacto dos Tratados de Dupla Tributação (TDT) sobre o Investimento Direto Estrangeiro (IDE), analisamos o impacto da assinatura de um TDT no número de aquisições transfronteiriças e no valor médio dessas aquisições entre empresas dos países que assinaram a TDT. Além disso, analisamos o impacto da assinatura de um TDT nos prémios pagos pelo adquirente face ao valor de mercado da empresa alvo, com o objetivo de verificar se as empresas adquirente estão dispostas a pagar prémios mais elevados após a assinatura da TDT e se o impacto, a existir, é imediato ou gradual. No geral, os nossos resultados sugerem que os TDT efetivamente promovem o IDE.

Palavras-chave

Tratados de dupla tributação económica; aquisições transfronteiriças; prémios de aquisição; investimento direto estrangeiro

  • Resumo visualizado = 13 vezes
  • PDF visualizado = 7 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-06-14
Como Citar
PINTO, Catarina; SOUSA, Miguel. Impacto dos tratados de dupla tributação nas aquisições transfronteiriças. Notas Económicas, [S.l.], n. 48, p. 39-54, jun. 2019. ISSN 2183-203X. Disponível em: <https://impactum-journals.uc.pt/notaseconomicas/article/view/6660>. Acesso em: 19 ago. 2019.
Secção
Artigos