The Business Plan in the Context of Corporate Entrepreneurship: A Literature Review

Autores

  • Sara Cerdeira

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-203X_46_5

Palavras-chave:

Entrepreneurship, corporate entrepreneurship, entrepreneurial process, business plan

Resumo

Planear um negócio é visto por muitos autores como um passo importante no processo empreendedor, apoiando as empresas no seu desenvolvimento. No entanto, não há unanimidade sobre a importância do plano de negócios, uma vez que do planeamento surgem tanto benefícios como custos. Este artigo pretende contribuir para este debate, analisando o plano de negócios no contexto do empreendedorismo corporativo através de uma revisão da literatura. Dado que planear o negócio requer o uso de recursos, mas ajuda a empresa a obter financiamento, a nossa análise leva à conclusão de que o plano de negócios assemelha‑‑se a um investimento: é necessário despender recursos para obter mais recursos e, portanto, a escolha da empresa em planear dependerá da sua avaliação de que o financiamento obtido ultrapassará os recursos gastos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2018-07-01

Edição

Secção

Artigos