Bateria de avaliação do temperamento infantil – forma revista
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8606_53_15Palavras-chave:
Temperamento, Idade pré-escolar, Avaliação psicológica, TABC-RResumo
Numerosos estudos sugerem que o temperamento pode ser considerado uma variável particularmente útil na compreensão das interacções entre as crianças e o seu ambiente social. É neste sentido que a avaliação do temperamento tem vindo a ser destacada como um componente importante da avaliação psicológica de crianças. Neste artigo é apresentado o questionário Temperament Assessment Battery for Children – Revised (TABC-R, Martin & Bridger, 1999), versões para pais e para professores, aplicável a crianças com 2 a 7 anos, quanto à composição, fundamentação teórica, procedimentos de aplicação e correcção e interpretação dos resultados. Em seguida expõem-se os estudos sobre a TABC-R conduzidos no nosso país (N=138), com especial destaque para investigações no âmbito da respectiva precisão e validade. Em geral, os resultados apontam para boas características psicométricas, animadoras quanto ao potencial de utilização do questionário em Portugal, tanto mais que não existem no nosso país instrumentos alternativos para avaliar o temperamento nesta faixa etária. Finalmente é feita uma avaliação crítica da TABC-R incidindo sobre as suas principais potencialidades e limitações e são apontadas pistas para estudos futuros.Downloads
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Publicado
2010-12-01
Como Citar
Almeida, M. M., Seabra-Santos, M. J., & Major, S. (2010). Bateria de avaliação do temperamento infantil – forma revista. Psychologica, (53), p. 313-328. https://doi.org/10.14195/1647-8606_53_15
Edição
Secção
Artigos
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