Sonhar o porvir – uma educação para a responsabilidade/humanidade. No rastro de E. Levinas e de J. Derrida
DOI:
https://doi.org/10.14195/0872-0851_66_1Palabras clave:
Levinas, Derrida, Vestager, Ensinar, Educar, Valor, Humano, Ética, Responsabilidade, TecnologiaResumen
Apresentado no âmbito de um colóquio intitulado «Sobre as Diferenças: Filosofia, Cultura e Educação nas sociedades do século XXI», o texto deste artigo toma como incipit as sugestivas palavras de Margrethe Vestager – «Podemos ter novas tecnologias, mas não temos novos valores. […] A minha primeira prioridade será sempre o ser humano. A tecnologia deve servir-nos» – para, sem moralismo nem tecnofobia, se interrogar sobre o que deveria ser educar e ensinar para a vigília e a coragem solitária do pensamento, bem como para a dignidade de uma humanidade in-formada e responsável, apresentando a responsabilidade (meta-)ética – como fonte e valor dos valores e como ethos e incondição de um humano finalmente digno do nome – não só como a única responsabilidade à altura dos desafios do nosso tempo, mas também como a única a, lucidamente, permitir sonhar com a promessa de uma cultura e de um amanhã de paz, de bem-estar e de justiça crescente.
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