De Clio a Cassandra
Perceções da União Europeia nos manuais de História portugueses
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-8925_40_14Palavras-chave:
História, ensino, manuais escolares, União EuropeiaResumo
O presente artigo propõe-se estudar o modo como as temáticas relacionadas com a União Europeia (UE) são tratadas pelos manuais de História do 9.º ano do Ensino Básico português. A abordagem metodológica foi, principalmente, qualitativa, baseada na análise do conteúdo de cinco manuais, mas também incluiu alguns dados quantitativos, para determinar a importância dada aos tópicos europeus. Assim, conclui-se que os manuais de História, embora contenham alguma informação sobre o processo de construção política, as instituições, as políticas económicas e sociais, bem como sobre as vantagens e desvantagens da integração de Portugal na UE, apresentam-na principalmente numa perspetiva linear, não conferindo prioridade ao desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes sobre a UE. O presente estudo aponta, de igual modo, para uma predominância dos conteúdos relacionados com a cidadania nacional, sendo a cidadania europeia apresentada de forma breve e normativa aos estudantes.
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