Alargamento do prazo do convite à apresentação de artigos para o nº 42, 2024 – Dossiê Temático: Neofascismo e direitas radicais no pós-II Guerra Mundial – 30 de setembro de 2023
Informamos que o prazo para submissão de artigos para o nº 42, 2024, da Revista de História das Ideias foi alargado para 30 de setembro de 2023.
Revista de História das Ideias, nº 42. 2.ª Série – 2024
Dossiê temático: Neofascismo e direitas radicais no pós-II Guerra Mundial
Convite à apresentação de artigos | Call for papers
Prazo para a submissão de artigos: 30 de setembro de 2023
Ao pôr em causa a democracia, dando voz a sentimentos racistas e xenófobos, negando liberdades, direitos e garantias, questionando a imparcialidade e a universalidade dos sistemas educativos, científicos e jurídicos, promovendo uma agenda nacionalista e relativizando, ou até mesmo reabilitando, as ideias, as políticas e as práticas dos regimes fascistas que se espalharam na Europa e no mundo entre as duas guerras, o neofascismo é um fenómeno de singular relevância no plano internacional e tem sido alvo de um debate amplo e multidisciplinar.
A derrota do nazi-fascismo na II Guerra Mundial e o fim das últimas ditaduras fascistas europeias (Portugal, Espanha e Grécia), em 1974-1977, abalaram as expressões materiais de poder da extrema-direita. Não obstante, multiplicaram-se as organizações, as editoras, as publicações e as iniciativas nacionais e transnacionais que procuraram revitalizar o ideal fascista e recuperá-lo para a intervenção política na Europa do pós-II Guerra.
A atitude das democracias liberais em relação aos movimentos e partidos neofascistas foi também ela diferenciada. Se em Itália o Movimento Sociale Italiano pôde atuar livremente e apresentar-se a eleições, na Alemanha, a Constituição, o Governo Federal e o poder judicial ilegalizaram e perseguiram as organizações neonazis, obrigando a que estas se adaptassem ao quadro legal. É também esta pluralidade de circunstâncias e de contextos nacionais que marcou a reorganização neofascista que pretendemos abordar neste dossier, evidenciando desafios, estratégias, figuras e organizações.
Interessados em contribuir para o aprofundamento da reflexão e do debate científico aberto, transversal e pluridisciplinar acerca dos diversos aspetos que caracterizam o ressurgimento, a reorganização e o recrudescimento da intervenção dos neofascismos nas sociedades ocidentais, apelamos ao envio de propostas nos campos científicos da História, da Sociologia, da Filosofia, da Ciência Política, das Ciências da Comunicação, do Direito e dos Estudos Culturais e Literários.
Nesse sentido, convidam-se todos os interessados a submeter propostas de artigos em torno das seguintes linhas temáticas:
– Ressurgimento e reorganização neofascista;
– Percursos, organizações e líderes neofascistas;
– Experiências nacionais e transnacionais neofascistas;
– Entre a estratégia eleitoral e a aposta na intervenção metapolítica: continuidades e descontinuidades entre o neofascismo e a Nouvelle Droite;
– (Re)Formulação, disseminação, circulação e atualização do ideário fascista;
– Neofascismo e sua relação com a cultura, o ensino, a arte, a literatura e a ciência.
As propostas de artigos serão sujeitas a dupla revisão cega. Devem ser submetidas até ao dia 30 de setembro de 2023, na plataforma Open Journal Systems (https://impactum-journals.uc.pt/rhi/about/submissions) e terão de respeitar, escrupulosamente, as normas que se encontram publicadas na página web da Revista de História das Ideias.
Coordenadores: Bruno Madeira (ICS-UM; CITCEM), Conceição Meireles Pereira (FLUP; CITCEM) e Manuel Loff (FLUP; IHC-NOVA/IN2PAST)
Ler mais sobre Alargamento do prazo do convite à apresentação de artigos para o nº 42, 2024 – Dossiê Temático: Neofascismo e direitas radicais no pós-II Guerra Mundial – 30 de setembro de 2023