• Convite à apresentação de artigos nº 39, 2021 – Dossiê Temático: História em regimes ditatoriais – Prazo de entrega 17 de julho 2020

    2020-01-31

    Tema: História em regimes ditatoriais

    Prazo para a submissão de artigos: 17 de julho 2020

    Nos últimos decénios, a escrita da história em contextos de regimes autoritários e totalitários tem sido objeto de renovada atenção da comunidade historiográfica internacional, quando documentação de arquivo inédita tem vindo a ser conhecida. É nosso objetivo aprofundar o conhecimento alargado e comparativo a este respeito, em diferentes cronologias e espaços geográficos, europeus e extra-europeus, contemplando sociedades sujeitas a experiências ditatoriais, marcantes na história do século passado e nos primeiros decénios do séc. XXI. Importa ter em consideração não apenas os contextos das ditaduras que tiveram lugar na Europa do Sul entre os anos 20 e os anos 70 do século XX, mas também experiências históricas da Europa central e do leste. 

    Que políticas de memória nacional adotaram os regime ditatoriais e como as levaram à prática? De que modos condicionaram a escrita da história? Que efeitos tiveram na forma como os historiadores conceberam a sua relação com o espaço público e com o tempo presente? Que efeitos teve a censura nas práticas e valores até aí vigentes? Como reagiram as instituições de ensino e investigação, associações de historiadores e revistas a essas realidades políticas? Que consequências teve a emigração política dos historiadores na escrita da história? Como se reconfiguraram as relações académicas transnacionais?

    Se é certo que cada realidade nacional foi um caso e que distintos contextos historiográficos, políticos e culturais produziram diversas respostas e matizes em relação aos problemas levantados, é de formular outra pergunta: houve traços comuns que permitam admitir uma estratégia narrativa dominante em relação ao passado, incentivada pelos estados ditatoriais? Privilegiar-se-ão abordagens comparadas que nos darão decerto uma compreensão mais complexa das condições de produção da história em contextos políticos ditatoriais.

    A Revista de História das Ideias convida assim à apresentação de artigos que ajudem a pensar as estratégias adotadas pelos regimes ditatoriais para o campo historiográfico bem como as escritas da história em condições de ausência de liberdade.

    As propostas de artigos devem ser submetidas através da plataforma Open Journal Systems (http://impactum-journals.uc.pt/rhi/submission/wizard), até ao dia 17 de julho de 2020, devendo respeitar escrupulosamente as normas que se encontram publicadas na página web da Revistahttps://impactum-journals.uc.pt/rhi/about/submissions

    Coordenador: Sérgio Campos Matos

    Ler mais sobre Convite à apresentação de artigos nº 39, 2021 – Dossiê Temático: História em regimes ditatoriais – Prazo de entrega 17 de julho 2020
  • Convite à apresentação de artigos aberto em permanência

    2018-11-19

    A par do dossiê temático, encontra-se aberta a receção de propostas de artigos e recensões críticas em permanência para publicação, através da plataforma Open Journal Systems (http://impactum-journals.uc.pt/rhi/submission/wizard), na Revista de História das Ideias.

    A chamada para publicações / call for papers manter-se-á sempre ativa, estimulando os nossos colaboradores a um diálogo permanente.

    Ler mais sobre Convite à apresentação de artigos aberto em permanência