Convite à apresentação de artigos nº 44, 2026 – Dossiê Temático: Migrações e migrantes – Prazo de entrega 30 de setembro de 2025
Revista de História das Ideias, nº 44. 2.ª Série - 2026
Dossier temático: Migrações e migrantes
Convite à apresentação de artigos | Call for papers
Prazo para a submissão de artigos: 30 de setembro de 2025
As migrações têm desempenhado um papel fundamental na história da Humanidade, sendo um motor de transformação política, social e cultural. Desde os primeiros movimentos de populações humanas fora de África até aos fluxos migratórios contemporâneos, a história das migrações é indissociável do desenvolvimento de civilizações e sociedades. Ao longo do tempo, as migrações moldaram territórios, criaram novas fronteiras e estimularam a troca de ideias, culturas e tecnologias, impulsionando a formação de novas identidades. As grandes civilizações antigas – como a mesopotâmica, a egípcia, a grega ou a romana, por exemplo – expandiram-se e floresceram, em parte, devido ao contacto e intercâmbio com povos migrantes, que trouxeram consigo novas práticas agrícolas, inovações tecnológicas e conhecimentos que contribuíram para o progresso dessas sociedades (Gabaccia, 2023). Por outro lado, o acesso a novas rotas comerciais facilitou a circulação de pessoas e saberes, ampliando os horizontes culturais e socioeconómicos de regiões distantes.
No entanto, as migrações nem sempre são voluntárias, pacíficas ou vistas como uma oportunidade. Guerras, perseguições, crises económicas e mudanças climáticas forçaram milhões de pessoas a deslocarem-se ao longo da história (Gatrell, 2019; Ther, 2019), resultando em transformações profundas tanto nas sociedades de origem como de acolhimento, mas também na geração de novas formas de resistência e de hibridismo identitário.
Atualmente, as migrações continuam a estar no centro das agendas de política nacional e internacional. A procura por melhores condições de vida, segurança ou liberdade política continua a motivar fluxos migratórios que reconfiguram fronteiras, alteram demografias, suscitam o intercâmbio de ideias e contribuem para um muito necessário debate sobre identidade e integração.
As migrações continuam a ser, como o foram ao longo da história da Humanidade, um fenómeno complexo e multidimensional que procura responder a um conjunto muito imbricado de desafios. No entanto, se podemos ver nas migrações uma forma de garantir a resolução de problemas individuais (Carling e Collins, 2018; Nimwegen e van der Herf, 2010) e societais – como, por exemplo, crises demográficas e escassez de população em idade ativa que possa contribuir para o progresso social e dinamismo económico das sociedades de acolhimento –, nos últimos anos tem proliferado, sobretudo no chamado Norte Global, um discurso que apresenta as migrações e os migrantes como uma ameaça a um certo estilo de vida, matriz cultural e modo de existência (Adamson, 2021; Léonard e Kaunert, 2022). Neste sentido, as migrações são, paradoxalmente, uma oportunidade e uma ameaça existencial (Kaunert, Pereira e Edwards, 2022), destacando a importância de serem analisadas também a partir dos discursos e práticas mobilizados para responder a este fenómeno.
Este número temático sobre migrações e migrantes visa contribuir para um entendimento abrangente e multidisciplinar, abrindo espaço à discussão académica e crítica sobre estes fenómenos em diferentes dimensões – histórica, cultural, intelectual, política, social, económica e identitária. Este call for papers convida à submissão de artigos originais sobre esta temática, a partir de diferentes áreas de saber, em torno dos seguintes temas:
- Migrações e cultura
- Migrações e intersecções intelectuais
- Migrações e segurança ontológica
- Narrativas e discursos sobre migrações
- Retratos artísticos e literários sobre fluxos migratórios
- Refugiados, conflitos e reconfiguração de fronteiras
- Cidadania, integração e Estado de Direito
- Inclusões e exclusões sociais e identitárias
- Reconfigurações (geo)políticas
- Multiculturalismo e cosmopolitismo
- Migrações, conhecimento científico e comunidades epistémicas
As propostas de artigos serão sujeitas a dupla revisão cega. Devem ser submetidas até ao dia 30 de setembro de 2025, na plataforma Open Journal Systems (https://impactum-journals.uc.pt/rhi/about/submissions) e terão de respeitar, escrupulosamente, as normas que se encontram publicadas na página web da Revista de História das Ideias.
Coordenadoras: Vanda Amaro Dias (FLUC – CES) e Carolina Henriques Pereira (FLUC – CHSC)
Ler mais sobre Convite à apresentação de artigos nº 44, 2026 – Dossiê Temático: Migrações e migrantes – Prazo de entrega 30 de setembro de 2025