Podemos Sair e Brincar ao Ar Livre?

Um Estudo sobre as Barreiras ao Desenvolvimento de Experiências em Contato com a Natureza

Autores

  • Andres Ried Pontificia Universidad Católica de Chile
  • Josefina Cortés Pontificia Universidad Católica de Chile
  • Pelayo Benavides Pontificia Universidad Católica de Chile
  • Stephanie Carmody Pontificia Universidad Católica de Chile https://orcid.org/0000-0003-1049-2662

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_56_16

Palavras-chave:

Atividades físicas em Contato com a natureza, Extinção da experiência, Papel do adulto, Educação ao ar livre

Resumo

Nas últimas décadas, tem aumentado o distanciamento de crianças e adolescentes com experiências de contato com a natureza (ECN), com efeitos nos comportamentos pró-ecológicos e pró-sociais, mas também na deterioração da saúde física e mental. Por meio de uma metodologia mista de entrevistas com gestores, crianças e questionários aos pais, identificamos os fatores que dificultam a prática da ECN em crianças de quatro a oito anos na Região de La Araucanía, Chile. Os pais identificam fatores sociais (por exemplo, gerenciamento de tempo) e fatores de segurança (por exemplo, trânsito) como barreiras importantes para o desenvolvimento dessas atividades. Além disso, os regulamentos e programas escolares também não favorecem essas experiências. As descobertas são discutidas em termos de promoção dessas atividades, entendendo a natureza como um sistema de relações que nos contém e que também estruturamos.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Ried, A., Cortés, J., Benavides, P., & Carmody, S. (2022). Podemos Sair e Brincar ao Ar Livre? Um Estudo sobre as Barreiras ao Desenvolvimento de Experiências em Contato com a Natureza. Revista Portuguesa De Pedagogia, 56, e056016. https://doi.org/10.14195/1647-8614_56_16

Edição

Secção

Dossier Temático