Podemos Sair e Brincar ao Ar Livre?
Um Estudo sobre as Barreiras ao Desenvolvimento de Experiências em Contato com a Natureza
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_56_16Palavras-chave:
Atividades físicas em Contato com a natureza, Extinção da experiência, Papel do adulto, Educação ao ar livreResumo
Nas últimas décadas, tem aumentado o distanciamento de crianças e adolescentes com experiências de contato com a natureza (ECN), com efeitos nos comportamentos pró-ecológicos e pró-sociais, mas também na deterioração da saúde física e mental. Por meio de uma metodologia mista de entrevistas com gestores, crianças e questionários aos pais, identificamos os fatores que dificultam a prática da ECN em crianças de quatro a oito anos na Região de La Araucanía, Chile. Os pais identificam fatores sociais (por exemplo, gerenciamento de tempo) e fatores de segurança (por exemplo, trânsito) como barreiras importantes para o desenvolvimento dessas atividades. Além disso, os regulamentos e programas escolares também não favorecem essas experiências. As descobertas são discutidas em termos de promoção dessas atividades, entendendo a natureza como um sistema de relações que nos contém e que também estruturamos.
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