Os Processos Imaginativos e Criadores de Crianças com Deficiência na Perspectiva de Professoras do Atendimento Educacional Especializado
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_57_03Palavras-chave:
Imaginação, Criação, Deficiência, AEE, ProfessorasResumo
Este estudo tem como objetivo analisar o contexto de emergência dos processos imaginativos e criadores de crianças com deficiência na Sala de Recursos Multifuncional (SRM) através da perspectiva de professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE), partindo dos pressupostos da teoria histórico-cultural e de sua compreensão acerca do desenvolvimento da pessoa com deficiência. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando o estudo de casos múltiplos como estratégia de investigação. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com três professoras do AEE em cidades do interior da Bahia, Brasil. A análise dos dados ocorreu através da análise dos núcleos de significação. Os resultados apontaram que as professoras identificam fatores limitadores e potencializadores no trabalho com os processos imaginativos das crianças, a saber: formação docente, recursos materiais, acompanhamento de profissionais da saúde e relações institucionais. Também identificaram os modos de expressão imaginativa das crianças no AEE, prioritariamente através das atividades de desenho e contação de histórias. Por fim, este estudo evidenciou que promover os processos imaginativos das crianças no AEE é também promover suas potencialidades criadoras no contexto educacional. Para tanto, torna-se necessário que as secretarias de educação implementem iniciativas e condutas que auxiliem os professores no alcance deste objetivo
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Revista Portuguesa de Pedagogia
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.