O Alcance das Concepções de Educação Integral da Dinâmica do Programa Mais Educação

Autores

  • António Gomes Alves Ferreira Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra, Portugal. https://orcid.org/0000-0002-3281-6819
  • Maria Deuceny Bravo Pinheiro Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI), Brasil; Faculdade América, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4461-6814

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_58_06

Palavras-chave:

Educação Integral, Programa Mais Educação, Concepções, Equívocos

Resumo

Para uma compreensão conceitual de educação integral, por parte da gestão pública e dos profissionais da educação, é necessária uma consciência clara e precisa do que é educação integral. As diferentes interpretações por parte de seus interlocutores têm influenciado na efetivação dos programas desenvolvidos no País. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo discutir as diferentes interpretações que incidem na concepção de Educação Integral e seu alcance na execução do Programa Mais Educação. Para isto, apresenta uma discussão em torno das concepções de educação integral presentes nas propostas pedagógicas e nos registros das entrevistas realizadas com os diferentes atores envolvidos com o Programa em seis escolas pioneiras em sua implantação no município de Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, Brasil. A apresentação e descrição das principais unidades de registro dos documentos analisados e das falas dos entrevistados, reunidas em subcategorias, evidenciam as diferentes concepções sobre educação integral e os equívocos no entendimento e na organização das metas almejadas, num distanciamento entre a teoria presente nos documentos analisados e a execução do Programa.

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Publicado

2024-10-23

Como Citar

Ferreira, A. G. A., & Bravo Pinheiro, M. D. (2024). O Alcance das Concepções de Educação Integral da Dinâmica do Programa Mais Educação. Revista Portuguesa De Pedagogia, 58, e58006. https://doi.org/10.14195/1647-8614_58_06

Edição

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