O Alcance das Concepções de Educação Integral da Dinâmica do Programa Mais Educação
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_58_06Palavras-chave:
Educação Integral, Programa Mais Educação, Concepções, EquívocosResumo
Para uma compreensão conceitual de educação integral, por parte da gestão pública e dos profissionais da educação, é necessária uma consciência clara e precisa do que é educação integral. As diferentes interpretações por parte de seus interlocutores têm influenciado na efetivação dos programas desenvolvidos no País. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo discutir as diferentes interpretações que incidem na concepção de Educação Integral e seu alcance na execução do Programa Mais Educação. Para isto, apresenta uma discussão em torno das concepções de educação integral presentes nas propostas pedagógicas e nos registros das entrevistas realizadas com os diferentes atores envolvidos com o Programa em seis escolas pioneiras em sua implantação no município de Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, Brasil. A apresentação e descrição das principais unidades de registro dos documentos analisados e das falas dos entrevistados, reunidas em subcategorias, evidenciam as diferentes concepções sobre educação integral e os equívocos no entendimento e na organização das metas almejadas, num distanciamento entre a teoria presente nos documentos analisados e a execução do Programa.
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