L’école et les ambivalences du mérite
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_30anos_2Palavras-chave:
Desigualdades de realização social, mérito, meritocracia, princípios de justiçaResumo
Nas sociedades modernas, quando o mérito é assumido como a base em que assenta a seriação dos indivíduos, a escola é perspectivada como sendo a responsável por fazer a avaliação desses níveis de mérito. Partindo do princípio que as sociedades são desiguais, a sociologia da educação mostra que é impossível considerar que o sucesso escolar se deva às diferenças de mérito individual. Do mesmo modo, uma meritocracia plena induziria várias consequências nefastas, tanto no meio escolar como na vida profissional. Contudo, o mérito não pode ser desconsiderado, assumido como um princípio de justiça, deve ser combinado com outros tais como os imperativos de necessidade e a igualdade. Resulta, portanto, que ao nível societal, a obsessão pelo mérito e a promoção de igualdade de oportunidades não deve desviar atenções da luta contra as próprias desigualdades.Downloads
Não há dados estatísticos.
##submission.downloads##
Publicado
2010-01-01
Como Citar
Duru-Bellat, M. (2010). L’école et les ambivalences du mérite. Revista Portuguesa De Pedagogia, (30 anos), p. 25-32. https://doi.org/10.14195/1647-8614_30anos_2
Edição
Secção
Artigos
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.