L’école et les ambivalences du mérite
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_30anos_2Palabras clave:
Desigualdades de realização social, mérito, meritocracia, princípios de justiçaResumen
Nas sociedades modernas, quando o mérito é assumido como a base em que assenta a seriação dos indivíduos, a escola é perspectivada como sendo a responsável por fazer a avaliação desses níveis de mérito. Partindo do princípio que as sociedades são desiguais, a sociologia da educação mostra que é impossível considerar que o sucesso escolar se deva às diferenças de mérito individual. Do mesmo modo, uma meritocracia plena induziria várias consequências nefastas, tanto no meio escolar como na vida profissional. Contudo, o mérito não pode ser desconsiderado, assumido como um princípio de justiça, deve ser combinado com outros tais como os imperativos de necessidade e a igualdade. Resulta, portanto, que ao nível societal, a obsessão pelo mérito e a promoção de igualdade de oportunidades não deve desviar atenções da luta contra as próprias desigualdades.Descargas
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Publicado
2010-01-01
Cómo citar
Duru-Bellat, M. (2010). L’école et les ambivalences du mérite. Revista Portuguesa De Pedagogia, (30 anos), p. 25-32. https://doi.org/10.14195/1647-8614_30anos_2
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Artigos
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