Razão filosófica e razão educativa: a Filosofia da Educação como uma filosofia aplicada
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_40-1_8Resumo
Neste artigo procurámos encetar um conjunto de reflexões sobre a natureza da filosofia da educação (teórica ou pragmática?), estatuto (filosofia aplicada ou autónoma?), sentido e lugar que ocupa na sua relação com as questões pedagógicas. Também foi nossa intenção refl ectir sobre alguns aspectos da sua actualidade (os discursos éticos e interculturais), bem como os desafi os a que tem de responder. Para tal, evidenciámos não só o carácter interrogativo que a filosofia da educação assume perante o mundo, a realidade e as coisas (ela começa quando as coisas deixam de ser evidentes), como também a natureza do seu questionar total e radical que procura ir até à origem última de tudo questionando-se, necessariamente, sobre os fi ns da educação. Por fi m, concluímos que a filosofia da educação apela não somente a um saber, mas também a um saber ser pelo saber, fundamental aos fenómenos educacionais de que a ética, o interculturalismo, a cidadania e a democracia constituem exemplos.Downloads
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Publicado
2006-01-01
Como Citar
Pedro, A. (2006). Razão filosófica e razão educativa: a Filosofia da Educação como uma filosofia aplicada. Revista Portuguesa De Pedagogia, (40-1), p. 185-196. https://doi.org/10.14195/1647-8614_40-1_8
Edição
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Artigos
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