Valores culminantes: Educação para a morte / Educação para a vida

Autores

  • Maria da Conceição Azevedo

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_40-2_5

Resumo

A necessidade da educação axiológica e a concomitante hierarquização dos valores, pela impossibilidade de consenso teórico que as fundamente, conduzem à busca de um critério simultaneamente universal e existencial para a definição dos valores culminantes, isto é, os valores colocados em lugar supremo pelo indivíduo, cuja concretização lhe proporciona sentimentos de plena realização e lhe permite a superação das difi culdades internas e externas, a par de uma progressiva consciência, tanto da sua identidade como da natureza dos laços que o ligam aos outros. Propõe-se como critério a morte, situação-limite da existência humana, a qual permite definir duas formas de encarar o percurso educativo: a educação para a morte e a educação para a vida. A opção pela vida como valor culminante que se assume, bem como os momentos da sua praxis axiológica que se propõem, inscreve-se numa perspectiva da tarefa educativa como meta-racional, a qual exige a relação – a estabelecer no âmbito da Teoria da Educação – entre a organização racional de conceitos educacionais e a explicitação das crenças fundacionais dos educadores.

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Publicado

2006-07-01

Como Citar

Azevedo, M. da C. (2006). Valores culminantes: Educação para a morte / Educação para a vida. Revista Portuguesa De Pedagogia, (40-2), p. 159-183. https://doi.org/10.14195/1647-8614_40-2_5

Edição

Secção

Artigos