El futuro de la Teoría de la Educación en perspectiva tecnológica

Autores

  • Jaume Sarramona López Universidad Autónoma de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_40-2_6

Resumo

Depois de sucessivos períodos de euforia desmedida e de críticas radicais, a concepção tecnológica está em vias de encontrar o seu lugar, no conjunto das visões que oferece a educação actual e num futuro imediato. Algumas novidades aplicadas à reflexão e à prática educativa propõem o seguinte: a introdução do conceito de competências como metas curriculares, o que voltou a pôr em primeiro lugar a necessidade de partir de objectivos a atingir, a generalização das avaliações externas às escolas e ao sistema educativo, e o que revalorizou os princípios de eficácia e de eficiência. Por fim propõem a aplicação das tecnologias da informação e comunicação, as quais exigem planifi cação prévia. Recuperar a perspectiva tecnológica da educação não supõe, em nenhum caso, simplesmente voltar atrás, mas uma adaptação aos novos tempos, considerando os princípios básicos que a inspiram e, portanto, sem excluir outras perspectivas de reflexão e prática educativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2006-07-01

Como Citar

Sarramona López, J. (2006). El futuro de la Teoría de la Educación en perspectiva tecnológica. Revista Portuguesa De Pedagogia, (40-2), p. 185-199. https://doi.org/10.14195/1647-8614_40-2_6

Edição

Secção

Artigos