A avaliação formativa vivida pelos professores do 1º ciclo do ensino básico
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_40-3_3Resumo
No presente artigo descreve-se uma investigação sobre o pensamento e as práticas de avaliação formativa de professores do 1º ciclo do ensino básico, realizada no âmbito de provas de doutoramento do autor, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Nesta investigação procurámos compreender as concepções dos professores do 1º ciclo do ensino básico sobre avaliação formativa, as suas práticas neste domínio, a forma como se inter-relacionam e a construção de um conhecimento prático sobre avaliação formativa. Procedemos, por isso, a um estudo de casos onde participaram estagiários, orientadores de estágio, professores principiantes formados na UTAD e professores experientes do distrito de Vila Real. Dado o objecto de estudo, recorremos a uma pluralidade de métodos e de técnicas para a recolha e para a análise dos dados, tais como o inquérito por questionário e por entrevista, a observação de aulas e a análise documental. Deste estudo, pudemos concluir que existe um distanciamento das concepções e das práticas de avaliação formativa dos professores de todos os grupos profissionais participantes face às orientações teóricas e às prescrições normativas da avaliação formativa no ensino básico. A avaliação formativa no 1º ciclo assume, de uma forma mais estruturada, características de uma avaliação centrada nos resultados de aprendizagem, que visa a detecção de dificuldades dos alunos e para as quais são utilizadas estratégias correctivas e de remediação.Downloads
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Publicado
2006-12-01
Como Citar
Ferreira, C. A. (2006). A avaliação formativa vivida pelos professores do 1º ciclo do ensino básico. Revista Portuguesa De Pedagogia, (40-3), p. 71-94. https://doi.org/10.14195/1647-8614_40-3_3
Edição
Secção
Artigos
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