Para uma revisão da teoria do conhecimento de Michael Polanyi

Autores

  • Leonor Cardoso Universidade de Coimbra
  • Pedro Cardoso Instituto Superior de Ciências Educativas de Mangualde

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_41-1_3

Resumo

A teoria do conhecimento de Michael Polanyi tem constituído um alicerce essencial à construção dos modelos de gestão do conhecimento que podem encontrar-se na literatura da especialidade. De facto, os diversos autores que se têm interessado pelo conhecimento organizacional e pelos processos que com ele se relacionam recorrem, frequentemente, ao seu modelo conceptual, designadamente aos conceitos de conhecimento tácito e explícito por ele desenvolvidos. Neste artigo propomo-nos tornar mais claros os contornos da referida distinção, baseando-nos na obra a este respeito produzida por Polanyi (1958, 1966, 1966/1997), fazendo ainda referência às implicações da referida teoria para a gestão do conhecimento nas organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2007-01-01

Como Citar

Cardoso, L., & Cardoso, P. (2007). Para uma revisão da teoria do conhecimento de Michael Polanyi. Revista Portuguesa De Pedagogia, (41-1), p. 41-54. https://doi.org/10.14195/1647-8614_41-1_3

Edição

Secção

Artigos