Contextos colaborativos no sistema escolar – ponto nodal da acção sistémica

Autores

  • Isabel de Santa Bárbara Narciso Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_41-1_6

Resumo

Propomos uma reflexão sobre a acção sistémica no sistema escolar e sobre a importância do estabelecimento de um contexto colaborativo e dos princípios que o facilitam – o mapa não é o território, utilizar a linguagem do outro, salientar a positividade, promover a qualidade da comunicação, não repetir más soluções em situações de dificuldade, alargar o campo de observação e ser empático. Defendemos, ainda, a ideia de que tais princípios-guia, além de facilitarem o estabelecimento de um contexto colaborativo, contribuem para o desenvolvimento de competências sócio-afectivas e para o sentido de identidade na escola.

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Publicado

2007-01-01

Como Citar

Narciso, I. de S. B. (2007). Contextos colaborativos no sistema escolar – ponto nodal da acção sistémica. Revista Portuguesa De Pedagogia, (41-1), p. 87-102. https://doi.org/10.14195/1647-8614_41-1_6

Edição

Secção

Artigos