Articulação curricular e cultura de escola – estudo de uma escola secundária

Autores

  • Rui Gomes Universidade de Coimbra
  • Miguel Ângelo Coelho Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_41-2_6

Resumo

A investigação escolar tem evidenciado um acréscimo de tarefas atribuídas aos professores e uma pluralidade de práticas na busca de uma eficaz articulação curricular. Pretendendo descrever e interpretar os processos de articulação curricular numa escola secundária mobilizamos a proposta de tipificação de Mintzberg e, partindo dos discursos dos actores, analisamos os valores de que estes se servem para fundamentar aqueles processos. Apoiando-nos numa metodologia essencialmente qualitativa, analisamos algumas tarefas de distintos níveis organizativos. O estudo revela as formas de concretização da coordenação do trabalho, e nestas, uma dualidade estrutural e funcional no seio da organização: um fluxo de trabalho principal pautado pela fragmentação e a autonomia com mecanismos de articulação diferentes entre unidades semelhantes; outro fluxo de trabalho de cariz multidisciplinar, que parece funcionar com recurso à formalização, instrumentação do trabalho e ajustamento mútuo. Revelam-se, também, tendências compromissos entre subculturas expressas em valores distintos.

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Publicado

2007-07-01

Como Citar

Gomes, R., & Coelho, M. Ângelo. (2007). Articulação curricular e cultura de escola – estudo de uma escola secundária. Revista Portuguesa De Pedagogia, (41-2), p. 119-143. https://doi.org/10.14195/1647-8614_41-2_6

Edição

Secção

Artigos