Género e envolvimento parental na escola: Implicações para a educação de adultos

Autores

  • Inês de Paiva Coelho Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_41-3_17

Resumo

Quando se debatem questões relacionadas com as diferenciações de género, é amplamente aceite a ideia que a educação é a estratégia prioritária para transformar sustentadamente os modelos, valores e vínculos que mantêm a reprodução de relações de iniquidade. A emergência de políticas educacionais recentes, formuladas no sentido de incrementar e estabelecer um espaço definido para a participação e cooperação entre as famílias, especialmente os pais e mães, e as escolas, veio acentuar a tónica da importância de repensar a possibilidade das diferenciações dos papéis sociais, em função do género dos indivíduos, assumirem relevância na natureza do envolvimento parental na escola. O enfoque no estabelecimento de diálogos entre as famílias e a escola, essencialmente através do envolvimento parental na escola, realizado ao longo deste artigo, tem por base a necessidade e a exigência de serem efectivados caminhos para essa participação social, atendendo às implicações práticas decorrentes para o âmbito da educação de adultos.

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Publicado

2007-12-01

Como Citar

Coelho, I. de P. (2007). Género e envolvimento parental na escola: Implicações para a educação de adultos. Revista Portuguesa De Pedagogia, (41-3), p. 359-373. https://doi.org/10.14195/1647-8614_41-3_17

Edição

Secção

Artigos