O uso dos jogos teatrais na educação: possibilidades diante do fracasso escolar

Autores

  • Libéria Neves
  • Ana Lydia Santiago

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_43-1_3

Resumo

Este artigo se refere ao uso do teatro na educação, sobretudo com crianças em situação de fracasso escolar. Pretende-se aqui descrever um dos seis casos estudados em pesquisa participante, realizada com crianças na referida situação, apresentando diversas dificuldades de aprendizagem, e encaminhadas por suas professoras. A partir das queixas escolares manifestadas, elaborou-se um programa de vivências semanais de jogos teatrais durante o período de um ano. Tal programa foi montado tendo em vista a promoção e a estimulação das funções cognitivas envolvidas nos processos de aprendizagem — o que caracteriza o objetivo pedagógico da pesquisa. Entretanto, no curso do trabalho, evidenciaram-se, também, questões relativas à subjetividade das participantes, relacionadas diretamente a seus processos de aprendizagem. Apoiando-se na teoria psicanalítica, foi possível verificar que o uso de jogos teatrais no âmbito da educação configura-se, ao mesmo tempo, como uma prática pedagógica e uma prática subjetiva (terapêutica), significando uma possibilidade diante do fracasso escolar.

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Publicado

2009-01-01

Como Citar

Neves, L., & Santiago, A. L. (2009). O uso dos jogos teatrais na educação: possibilidades diante do fracasso escolar. Revista Portuguesa De Pedagogia, (43-1), p. 53-76. https://doi.org/10.14195/1647-8614_43-1_3

Edição

Secção

Artigos