Cine, educación y vejez. Una propuesta de intervención pedagógica desde la película Elsa & Fred
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_43-1_5Resumo
Este artigo foi elaborado no âmbito da formação dos alunos de Educação Social, seguindo os novos planos Europeus de Educação Superior. Trata das formas de melhorar os meios de aprendizagem e de favorecer os conhecimentos, as habilidades e as atitudes apropriadas à intervenção socioeducativa junto das pessoas mais velhas. Para isso, desenvolvemos uma proposta de intervenção pedagógica através do estudo, reflexão e valoração de um exemplo cinematográfico para educar em valores: Elsa & Fred. A partir de nossa experiência, não podemos deixar de aproveitar a oportunidade de recrearmos com este reconhecido filme que aprofunda, com mestria e humanidade, o conhecimento de alguns aspectos da velhice característicos da sociedade actual. Além, das reflexões finais deste artigo e das referências bibliográficas, juntamos em anexo, uma lista orientadora de uma série de mostras cinematográficas sobre a velhice que pode ser útil para educar os nossos olhares sobre este tema.Downloads
Não há dados estatísticos.
##submission.downloads##
Publicado
2009-01-01
Como Citar
Pereira Domínguez, C., & Valero Iglesias, L. F. (2009). Cine, educación y vejez. Una propuesta de intervención pedagógica desde la película Elsa & Fred. Revista Portuguesa De Pedagogia, (43-1), p. 97-123. https://doi.org/10.14195/1647-8614_43-1_5
Edição
Secção
Artigos
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.