Ideias e simbologias do consumo

Autores

  • Teresa Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_43-2_10

Resumo

O presente artigo centra-se no estudo das representações sociais do consumo, considerando as ideias e imagens transmitidas por jovens adolescentes. Este estudo foi levado a cabo numa escola, recorrendo aos grupos focais como método de recolha de dados qualitativos. No total, participaram 37 alunos: 21 do sexo feminino e 16 do sexo masculino, com idades entre os 13 e os 16 anos. Da análise dos dados resultam várias categorias, sendo que algumas emergem dos dados recolhidos e outras derivam dos processos teóricos subjacentes à elaboração do instrumento de recolha de dados. As categorias “direitos e deveres dos consumidores”, “consumo sustentável e responsável” e “gestão financeira e o endividamento” foram previamente criadas com base na estrutura do guião da entrevista. A categoria “jovens e o consumo” e algumas subcategorias que integram “gestão financeira e o endividamento” emergiram da análise das entrevistas.

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Publicado

2009-07-01

Como Citar

Ferreira, T. (2009). Ideias e simbologias do consumo. Revista Portuguesa De Pedagogia, (43-2), p. 157-171. https://doi.org/10.14195/1647-8614_43-2_10

Edição

Secção

Caderno Não Temático