Ideias e simbologias do consumo

Auteurs

  • Teresa Ferreira

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_43-2_10

Résumé

O presente artigo centra-se no estudo das representações sociais do consumo, considerando as ideias e imagens transmitidas por jovens adolescentes. Este estudo foi levado a cabo numa escola, recorrendo aos grupos focais como método de recolha de dados qualitativos. No total, participaram 37 alunos: 21 do sexo feminino e 16 do sexo masculino, com idades entre os 13 e os 16 anos. Da análise dos dados resultam várias categorias, sendo que algumas emergem dos dados recolhidos e outras derivam dos processos teóricos subjacentes à elaboração do instrumento de recolha de dados. As categorias “direitos e deveres dos consumidores”, “consumo sustentável e responsável” e “gestão financeira e o endividamento” foram previamente criadas com base na estrutura do guião da entrevista. A categoria “jovens e o consumo” e algumas subcategorias que integram “gestão financeira e o endividamento” emergiram da análise das entrevistas.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

Publiée

2009-07-01

Numéro

Rubrique

Caderno Não Temático