O Instituto de Coimbra e o Ensino Secundário em Portugal de 1836 a 1910. O caso das Ciências Físico-Químicas

Autores

  • António José F. Leonardo Universidade de Coimbra
  • Décio R. Martins Universidade de Coimbra
  • Carlos Fiolhais Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_43-2_13

Resumo

Tendo por base a revista O Instituto, analisamos a sucessão das várias reformas do ensino secundário em Portugal de 1836 a 1910, com particular ênfase no ensino da Física e da Química. Essa publicação do Instituto de Coimbra (IC) – a sociedade académica fundada em 1852 por professores da Universidade de Coimbra (UC) – saiu desde o ano de fundação do IC até 1981. Ao longo dos vários volumes, foram publicados numerosos artigos assinados por sócios do IC, portugueses e estrangeiros, sobre o ensino secundário em Portugal. Os primeiros dez volumes contêm os relatórios de Conselho Superior de Instrução Pública, o organismo de aconselhamento educativo então sedeado em Coimbra. No seu conjunto, esse corpo permite estudar a instrução pública em Portugal no secundário, na perspectiva dos sócios do IC. Sendo na sua maioria professores da UC, alguns deles tiveram protagonismo na proposta e concretização de várias das reformas do ensino nacional.

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Publicado

2009-07-01

Como Citar

Leonardo, A. J. F., Martins, D. R., & Fiolhais, C. (2009). O Instituto de Coimbra e o Ensino Secundário em Portugal de 1836 a 1910. O caso das Ciências Físico-Químicas. Revista Portuguesa De Pedagogia, (43-2), p. 239-260. https://doi.org/10.14195/1647-8614_43-2_13

Edição

Secção

Caderno Não Temático