Bernardino Machado e o Ensino Experimental das Ciências

Autores

  • António José F. Leonardo Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos
  • Décio R. Martins Universidade de Coimbra
  • Carlos Fiolhais Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_Extra-2011_22

Palavras-chave:

Bernardino Machado, trabalhos Individuais educativos, Primeira República

Resumo

Analisamos o contexto da introdução dos Trabalhos individuais educativos no curso complementar de Ciências do Ensino Secundário, uma medida levada a cabo em 1914 por um governo chefiado por Bernardino Machado. Avaliamos o impacto dessa introdução, uma das primeiras reformas republicanas realizadas no referido nível de ensino em Portugal, baseando-nos no estudo realizado pelo espanhol Rubén Landa, em 1918, que incidiu sobretudo no Liceu Pedro Nunes, em Lisboa, considerado um dos melhores liceus nessa época. A concretização desses trabalhos práticos como complemento das cadeiras de Física, Química, Ciências Naturais e Geografia culminou um processo iniciado com a reforma de 1905, que preconizou recomendações pedagógicas inovadoras para as disciplinas científicas do curso geral, designadamente ao realçar a vertente experimental da aprendizagem.

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Publicado

2011-01-01

Como Citar

Leonardo, A. J. F., Martins, D. R., & Fiolhais, C. (2011). Bernardino Machado e o Ensino Experimental das Ciências. Revista Portuguesa De Pedagogia, p. 269-281. https://doi.org/10.14195/1647-8614_Extra-2011_22