La torre de PISA tambalea el Sistema Educativo Español

Autores

  • Manuel Fernández Cruz Universidad de Granada
  • Daniel González González Universidad de Salamanca
  • José Álvarez Rodríguez Universidad de Granada

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_43-2_15

Resumo

A sociedade espanhola acaba de reabrir o eterno debate sobre a necessidade de alcançar um pacto nacional em matéria de educação. Sem dúvida, os fracos resultados obtidos pela Espanha na avaliação PISA, os quais têm tido um forte impacto mediático, contribuíram bastante para esta situação. Neste artigo, comparam-se algumas dimensões da situação educativa espanhola com a realidade educativa da maioria dos estados da OCDE e, de forma particular, com os países europeus, identificando-se os pontos mais sensíveis e propondo-se os principais eixos do que poderá ser o pacto educativo. O tumultuado debate iniciado em Espanha e as suas imediatas consequências merecem a atenção dos analistas de outros estados do sul da Europa – Portugal, Itália e Grécia, que têm obtido valores semelhantes nas avaliações internacionais e, tal como a Espanha, estão destinados a converter a educação no primeiro plano das preocupações políticas e sociais.

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Publicado

2009-07-01

Como Citar

Cruz, M. F., González González, D., & Rodríguez, J. Álvarez. (2009). La torre de PISA tambalea el Sistema Educativo Español. Revista Portuguesa De Pedagogia, (43-2), p. 275-304. https://doi.org/10.14195/1647-8614_43-2_15

Edição

Secção

Caderno Não Temático