Educação Social para Crianças em Situação de Rua no Brasil

Autores

  • Eva Diniz Bensaja dei Schirò Centro de Estudos Psicológicos sobre Meninos e Meninas de Rua
  • Silvia Helena Koller Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Simone dos Santos Paludo Fundação Universidade Federal de Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_43-2_4

Resumo

Este artigo tem como objectivo apresentar a relação das crianças e adolescentes brasileiros em situação de rua com a escola, como um espaço de educação social. São apresentadas as modificações que ocorreram no sistema escolar público no Brasil, ao longo do século XX, e as repercussões nas vidas destas crianças até a atualidade. A escola e as necessidades da sua população-alvo mostraram-se discordantes. São apresentados estudos brasileiros que mostraram como a importância da escola foi reconhecida formalmente, contudo quem não tira dela benefício direto? Por esse motivo a frequência escolar acaba por ser trocada por actividades asseguradoras das suas necessidades primárias. Além disso, foi também mencionada por estes estudos a dificuldade de integração de crianças em situação de risco social e pessoal na comunidade escolar tradicional. É neste contexto que aparece no sistema de ensino brasileiro a “escola aberta”, com um sistema de ensino flexível adaptado à rotina e às necessidades da criança que vive na rua. Estas escolas têm como objectivo a transição dos seus estudantes para o sistema formal de ensino. A escola deve ser considerada como um espaço de desenvolvimento, no qual seja conciliado o lúdico e o pedagógico. Já que as crianças esperam mais da escola do que apenas adquirir conhecimentos, é necessário que esta as encare como seres de direitos inseridos ecologicamente num contexto de desenvolvimento. Os vários elementos deste contexto escolar devem integrar a transformação e a aprendizagem.

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Publicado

2009-07-01

Como Citar

Schirò, E. D. B. dei, Koller, S. H., & Paludo, S. dos S. (2009). Educação Social para Crianças em Situação de Rua no Brasil. Revista Portuguesa De Pedagogia, (43-2), p. 57-80. https://doi.org/10.14195/1647-8614_43-2_4

Edição

Secção

Dossier Temático