Ser Professor Universitário: estudo exploratório em torno de concepções e de práticas
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_44-1_3Resumo
Este estudo visa uma caracterização e análise de concepções e práticas sobre o que é Ser Professor Universitário, procurando identificar os principais indicadores sobre a temática. Tem como referencial a consideração das múltiplas funções do docente universitário, que envolvem o ensino mas, também, a investigação e actividades de gestão, entre outras, e um modelo da complexidade da própria docência, onde se jogam elementos que vão das crenças, aos objectivos ou às práticas de ensino-aprendizagem. Neste contexto, elaborou-se um guião de entrevista semi-estruturada, que incidiu em temas fundamentais, nomeadamente na caracterização dos percursos e funções do professor universitário; nas concepções, intenções e práticas da docência universitária; nos aspectos positivos e negativos da concretização do processo de Bolonha; na caracterização dos modelos de formação e sugestões para o desenvolvimento profissional do docente universitário. Com base na análise de conteúdo dos dados obtidos foram identificados um conjunto de subcategorias e de indicadores que, apesar do carácter exploratório do estudo, constituem um contributo para a caracterização e análise da temática.Downloads
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Publicado
2010-07-01
Como Citar
Vaz-Rebelo, P., Pessoa, T., & Barreira, C. (2010). Ser Professor Universitário: estudo exploratório em torno de concepções e de práticas. Revista Portuguesa De Pedagogia, (44-1), p. 63-82. https://doi.org/10.14195/1647-8614_44-1_3
Edição
Secção
Dossier Temático
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