As actividades de enriquecimento curricular (AEC) e o comportamento problemático dos alunos

Autores

  • Paulo Santos Agrupamento de Escolas Silva Gaio
  • Albertina L. Oliveira Universidade de Coimbra
  • Maria Isabel Festas Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_45-1_4

Palavras-chave:

Actividades de Enriquecimento Curricular, Comportamentos problemáticos, 1º ciclo do Ensino Básico

Resumo

O presente estudo pretendeu investigar as possíveis influências que as actividades de enriquecimento curricular do 1.º ciclo do ensino básico (AEC) exercem sobre os alunos que as frequentam, em particular ao nível dos comportamentos problemáticos que aqueles pudessem apresentar. Para o efeito, delineou-se uma investigação quantitativa com um plano não experimental, comparativo-causal, com dois grupos independentes. A amostra envolveu 200 alunos (100 em cada grupo) de onze escolas da rede pública do Município de Coimbra, com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos, representando cinco dos nove agrupamentos existentes no 1.º ciclo do ensino básico. Os resultados obtidos, depois de controladas diversas variáveis, permitem estabelecer associações significativas entre a frequência das AEC da rede pública e uma maior incidência de comportamentos problemáticos nos alunos.

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Publicado

2011-07-01

Como Citar

Santos, P., Oliveira, A. L., & Festas, M. I. (2011). As actividades de enriquecimento curricular (AEC) e o comportamento problemático dos alunos. Revista Portuguesa De Pedagogia, (45-1), pp. 57-78. https://doi.org/10.14195/1647-8614_45-1_4

Edição

Secção

Artigos