Rankings e qualidade percebida nas escolas secundárias do Algarve
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_45-1_6Palavras-chave:
Qualidade nas escolas, Grades de Kelly, Gestão escolar, Integração escolarResumo
Neste artigo procura-se confrontar os rankings oficiais das escolas secundárias do Algarve com a qualidade percebida pelos professores e alunos, tendo sido comparadas as três escolas secundárias do Algarve mais bem classificadas com as três menos bem classificadas. O método das grelhas de reportório permitiu elaborar um questionário organizado em dois factores de qualidade, gestão e integração, que foi aplicado a uma amostra de 497 alunos e 174 professores, concluindo-se que os rankings não eram confirmados pela percepção de qualidade que os alunos e os professores tinham deles. Foi também possível, a partir da análise factorial de correspondências das entrevistas realizadas, conceber um perfil da escola com qualidade e de uma com pouca qualidade. Estes resultados, se bem que careçam de maior generalização, vêm comprovar a situação de injustiça na utilização dos rankings como indicadores de qualidade das escolas.Downloads
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Publicado
2011-07-01
Como Citar
Bica, J. M. B. P., & Sousa, F. C. de. (2011). Rankings e qualidade percebida nas escolas secundárias do Algarve. Revista Portuguesa De Pedagogia, (45-1), pp. 93-109. https://doi.org/10.14195/1647-8614_45-1_6
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Artigos
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