Rankings e qualidade percebida nas escolas secundárias do Algarve

Auteurs

  • José Manuel Brito Pires Bica Instituto Superior Afonso III
  • Fernando Cardoso de Sousa Instituto Superior Afonso III

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https://doi.org/10.14195/1647-8614_45-1_6

Mots-clés:

Qualidade nas escolas, Grades de Kelly, Gestão escolar, Integração escolar

Résumé

Neste artigo procura-se confrontar os rankings oficiais das escolas secundárias do Algarve com a qualidade percebida pelos professores e alunos, tendo sido comparadas as três escolas secundárias do Algarve mais bem classificadas com as três menos bem classificadas. O método das grelhas de reportório permitiu elaborar um questionário organizado em dois factores de qualidade, gestão e integração, que foi aplicado a uma amostra de 497 alunos e 174 professores, concluindo-se que os rankings não eram confirmados pela percepção de qualidade que os alunos e os professores tinham deles. Foi também possível, a partir da análise factorial de correspondências das entrevistas realizadas, conceber um perfil da escola com qualidade e de uma com pouca qualidade. Estes resultados, se bem que careçam de maior generalização, vêm comprovar a situação de injustiça na utilização dos rankings como indicadores de qualidade das escolas.

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Publiée

2011-07-01

Numéro

Rubrique

Artigos