Sobre o ethos na educação: dialogando com Kohlberg, Habermas e Boaventura de Sousa Santos
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_45-1_8Palavras-chave:
Educação, Interdisciplinaridade, Subjetividade, Ética, FilosofiaResumo
O momento civilizatório actual define-se como de crise epistêmica, antropológica, ontológica e ética. Ratificando o espaço educacional como locus privilegiado de constituição de subjetividades, o acento deste estudo recai sobre as concepções de Kohlberg, Habermas e Boaventura de Sousa Santos. As articulações entre filosofia, sociologia e educação iluminam a escola como território de construção subjetiva pela via da interdisciplinaridade. Habermas, em diálogo com a teoria kohlberguiana do julgamento moral, questiona o tecnicismo ao retomar uma ética iluminista cosmopolita emancipatória. Baseando-se na consideração da actualidade como momento de transição paradigmática, Santos posiciona-se contra as perspectivas iluministas antropológica, epistêmica e ética, propondo cartografias da experiência subjectiva que visem à emancipação por um ethos que se norteie pelo senso comum solidário. A discussão entre os autores dar-se-á considerando as relações entre ética e subjectividade no campo da educação, privilegiando os lugares do ensino-aprendizagem e do educador na instituição escolar.Downloads
Não há dados estatísticos.
##submission.downloads##
Publicado
2011-07-01
Como Citar
Teixeira, L. C., & Ramos, N. (2011). Sobre o ethos na educação: dialogando com Kohlberg, Habermas e Boaventura de Sousa Santos. Revista Portuguesa De Pedagogia, (45-1), pp. 143-163. https://doi.org/10.14195/1647-8614_45-1_8
Edição
Secção
Artigos
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.