Sobre o ethos na educação: dialogando com Kohlberg, Habermas e Boaventura de Sousa Santos

Autores

  • Leônia Cavalcante Teixeira Universidade de Fortaleza
  • Natália Ramos Universidade Aberta

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_45-1_8

Palavras-chave:

Educação, Interdisciplinaridade, Subjetividade, Ética, Filosofia

Resumo

O momento civilizatório actual define-se como de crise epistêmica, antropológica, ontológica e ética. Ratificando o espaço educacional como locus privilegiado de constituição de subjetividades, o acento deste estudo recai sobre as concepções de Kohlberg, Habermas e Boaventura de Sousa Santos. As articulações entre filosofia, sociologia e educação iluminam a escola como território de construção subjetiva pela via da interdisciplinaridade. Habermas, em diálogo com a teoria kohlberguiana do julgamento moral, questiona o tecnicismo ao retomar uma ética iluminista cosmopolita emancipatória. Baseando-se na consideração da actualidade como momento de transição paradigmática, Santos posiciona-se contra as perspectivas iluministas antropológica, epistêmica e ética, propondo cartografias da experiência subjectiva que visem à emancipação por um ethos que se norteie pelo senso comum solidário. A discussão entre os autores dar-se-á considerando as relações entre ética e subjectividade no campo da educação, privilegiando os lugares do ensino-aprendizagem e do educador na instituição escolar.

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Publicado

2011-07-01

Como Citar

Teixeira, L. C., & Ramos, N. (2011). Sobre o ethos na educação: dialogando com Kohlberg, Habermas e Boaventura de Sousa Santos. Revista Portuguesa De Pedagogia, (45-1), pp. 143-163. https://doi.org/10.14195/1647-8614_45-1_8

Edição

Secção

Artigos