A Organização Curricular nos Sistemas Educativos Inglês e Português: Uma Análise Comparativa
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-1_1Palavras-chave:
Inglaterra, Portugal, Organização curricular, Currículo nacional, AvaliaçãoResumo
Em tempos de globalização, em que os sistemas educativos tendem para a uniformidade ao nível da decisão política, faz‑se a análise comparativada organização curricular dos sistemas inglês e português, com a identificaçãode diferenças significativas – na progressão dos alunos, na oferta curricular, nos procedimentos de acesso ao ensino superior e na tipologia de escolas –apesar das similaridades existentes. A partir de uma abordagem comparativa de documentos estruturantes dos dois sistemas, conclui‑se que a centralização curricular é o denominador comum dos dois sistemas, se bem que no caso português se observe um controlo curricular mais explícito e complexo,deixando‑se em aberto algumas propostas de inovação curricular.Downloads
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Publicado
2014-03-12
Como Citar
Esteves, M., & Pacheco, J. A. (2014). A Organização Curricular nos Sistemas Educativos Inglês e Português: Uma Análise Comparativa. Revista Portuguesa De Pedagogia, (46-1), pp. 7-36. https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-1_1
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Artigos
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