Fatores de Risco para o Insucesso Escolar: A Relevância das Variáveis Psicológicas e Comportamentais do Aluno

  • Rita Ramos Miguel
  • Daniel Rijo Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
  • Luiza Nobre Lima Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Palavras-chave: Insucesso escolar, Abandono escolar, Família, Escola, Fatores de risco do aluno

Resumo

A escolaridade constitui um dos pilares fundamentais da preparação dos cidadãos para a vida adulta em todo o mundo ocidental. Neste contexto, o insucesso e o abandono escolares constituem handicaps importantes, capazes de influenciar todo o desenvolvimento do indivíduo. A investigaçãodas variáveis associadas ao insucesso / abandono escolar tem identificado um conjunto diversificado de fatores de risco que podemos agrupar emtrês categorias: familiares, escolares e do próprio aluno. A investigaçãodisponível sobre estes últimos, porque mais relevantes para intervenções de natureza psicológica, é revista e criticamente analisada neste artigo. Por fim, é proposto um modelo compreensivo que integra as variáveis de natureza cognitiva, comportamental e interpessoal do aluno que parecem ter influência no desempenho e resultados escolares do mesmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Rita Ramos Miguel
Mestre em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Publicado
2014-03-13
Como Citar
Miguel, R., Rijo, D., & Lima, L. (2014). Fatores de Risco para o Insucesso Escolar: A Relevância das Variáveis Psicológicas e Comportamentais do Aluno. Revista Portuguesa De Pedagogia, (46-1), pp. 127-143. https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-1_7
Secção
Artigos