Fatores de Risco para o Insucesso Escolar: A Relevância das Variáveis Psicológicas e Comportamentais do Aluno

Auteurs

  • Rita Ramos Miguel
  • Daniel Rijo Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
  • Luiza Nobre Lima Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-1_7

Mots-clés:

Insucesso escolar, Abandono escolar, Família, Escola, Fatores de risco do aluno

Résumé

A escolaridade constitui um dos pilares fundamentais da preparação dos cidadãos para a vida adulta em todo o mundo ocidental. Neste contexto, o insucesso e o abandono escolares constituem handicaps importantes, capazes de influenciar todo o desenvolvimento do indivíduo. A investigaçãodas variáveis associadas ao insucesso / abandono escolar tem identificado um conjunto diversificado de fatores de risco que podemos agrupar emtrês categorias: familiares, escolares e do próprio aluno. A investigaçãodisponível sobre estes últimos, porque mais relevantes para intervenções de natureza psicológica, é revista e criticamente analisada neste artigo. Por fim, é proposto um modelo compreensivo que integra as variáveis de natureza cognitiva, comportamental e interpessoal do aluno que parecem ter influência no desempenho e resultados escolares do mesmo.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Rita Ramos Miguel

Mestre em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

##submission.downloads##

Publiée

2014-03-13

Numéro

Rubrique

Artigos