Fatores de Risco para o Insucesso Escolar: A Relevância das Variáveis Psicológicas e Comportamentais do Aluno
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-1_7Mots-clés:
Insucesso escolar, Abandono escolar, Família, Escola, Fatores de risco do alunoRésumé
A escolaridade constitui um dos pilares fundamentais da preparação dos cidadãos para a vida adulta em todo o mundo ocidental. Neste contexto, o insucesso e o abandono escolares constituem handicaps importantes, capazes de influenciar todo o desenvolvimento do indivíduo. A investigaçãodas variáveis associadas ao insucesso / abandono escolar tem identificado um conjunto diversificado de fatores de risco que podemos agrupar emtrês categorias: familiares, escolares e do próprio aluno. A investigaçãodisponível sobre estes últimos, porque mais relevantes para intervenções de natureza psicológica, é revista e criticamente analisada neste artigo. Por fim, é proposto um modelo compreensivo que integra as variáveis de natureza cognitiva, comportamental e interpessoal do aluno que parecem ter influência no desempenho e resultados escolares do mesmo.##plugins.generic.usageStats.downloads##
##plugins.generic.usageStats.noStats##
##submission.downloads##
Publiée
2014-03-13
Comment citer
Miguel, R. R., Rijo, D., & Lima, L. N. (2014). Fatores de Risco para o Insucesso Escolar: A Relevância das Variáveis Psicológicas e Comportamentais do Aluno. Revista Portuguesa De Pedagogia, (46-1), pp. 127-143. https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-1_7
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.