O Ensino e a Aprendizagem da Evolução Biológica na Sala de Aula: A Perspetiva de Alunos de uma Escola Secundária

Autores

  • Marília Cid Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora.
  • Sónia Correia Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora.

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_47-1_4

Palavras-chave:

ensino, aprendizagem, evolução biológica, sala de aula

Resumo

O estudo que se apresenta incide sobre o tema evolução biológica, o qual integra o programa da disciplina de Biologia e Geologia do 11.º ano, e é parte de um trabalho de investigação desenvolvido numa escola de Lisboa. O conceitode evolução constitui um pilar fundamental na construção do conhecimento biológico, uma vez que é considerado por muitos o eixo integrador da Biologia. Nessa medida, uma das questões de partida foi a seguinte: Como é efetuado o ensino da evolução biológica em sala de aula com alunos do ensino secundário na disciplina de Biologia e Geologia do 11.º ano, e que aprendizagens resultam dessa abordagem? Procurou‑se, assim, identificar as estratégias de ensino através da perspetiva dos alunos e o seu entendimento sobre o tema. Os resultados indicam práticas letivas pouco inovadoras e aprendizagens próximas da explicação científica, embora com inconsistências para uma parte dos alunos questionados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2014-03-25

Como Citar

Cid, M., & Correia, S. (2014). O Ensino e a Aprendizagem da Evolução Biológica na Sala de Aula: A Perspetiva de Alunos de uma Escola Secundária. Revista Portuguesa De Pedagogia, pp. 75-86. https://doi.org/10.14195/1647-8614_47-1_4

Edição

Secção

Artigos