A Formação de Educadores de Infância: Práticas Adequadas ao Contexto Educativo de Creche
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_47-1_6Palavras-chave:
formação inicial, educadores de infância, contexto educativo de creche, práticas adequadasResumo
Neste artigo pretendemos abordar a problemática da formação inicial de educadores de infância e a sua adequação, particularmente, ao contexto educativo de creche, que permanece praticamente inexplorado. Nesse âmbito, importa não só referir as opções teóricas que devem enquadrar essa formação, mas também analisar os vários aspetos de intervenção educativa que assegurem, cumulativamente, a qualidade do ambiente educativo e o desenvolvimento global das crianças. Assim, o objetivo primordial é, por um lado, explanar um conjunto de princípios educativos relevantes (Gonzales‑Mena& Eyer, 2001) e, por outro, salientar práticas adequadas ao desenvolvimento de crianças até aos três anos de idade, perspetivadas pela National Association for the Education of Young Children (NAEYC). A concluir, serão referidas as implicações e vantagens da consideração de tais princípios e práticas na formação inicial de educadores de infância e o impacto de uma formação deste tipo na prática profissional, no que especificamente se refere ao contexto de creche.Downloads
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Publicado
2014-03-25
Como Citar
Pinho, A. M., Cró, M. de L., & Dias, M. da L. V. (2014). A Formação de Educadores de Infância: Práticas Adequadas ao Contexto Educativo de Creche. Revista Portuguesa De Pedagogia, pp. 109-125. https://doi.org/10.14195/1647-8614_47-1_6
Edição
Secção
Artigos
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