A Formação de Educadores de Infância: Práticas Adequadas ao Contexto Educativo de Creche

Autores

  • Ana Mafalda Pinho
  • Maria de Lurdes Cró Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Coimbra.
  • Maria da Luz Vale Dias Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação ‑ Universidade de Coimbra.

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_47-1_6

Palavras-chave:

formação inicial, educadores de infância, contexto educativo de creche, práticas adequadas

Resumo

Neste artigo pretendemos abordar a problemática da formação inicial de educadores de infância e a sua adequação, particularmente, ao contexto educativo de creche, que permanece praticamente inexplorado. Nesse âmbito, importa não só referir as opções teóricas que devem enquadrar essa formação, mas também analisar os vários aspetos de intervenção educativa que assegurem, cumulativamente, a qualidade do ambiente educativo e o desenvolvimento global das crianças. Assim, o objetivo primordial é, por um lado, explanar um conjunto de princípios educativos relevantes (Gonzales‑Mena& Eyer, 2001) e, por outro, salientar práticas adequadas ao desenvolvimento de crianças até aos três anos de idade, perspetivadas pela National Association for the Education of Young Children (NAEYC). A concluir, serão referidas as implicações e vantagens da consideração de tais princípios e práticas na formação inicial de educadores de infância e o impacto de uma formação deste tipo na prática profissional, no que especificamente se refere ao contexto de creche.

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Biografias Autor

Ana Mafalda Pinho

Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação ‑ Universidade de Coimbra.

Maria de Lurdes Cró, Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Coimbra.

Professora Coordenadora Principal (Eq. Professora Catedrática) da Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Coimbra.

Maria da Luz Vale Dias, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação ‑ Universidade de Coimbra.

Professora Auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação ‑ Universidade de Coimbra. Membro do Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social (FPCE/UC) ‑ PEst‑OE/PSI/UI0192/2011 ‑ Projeto Estratégico ‑ 2011‑2012.

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Publicado

2014-03-25

Como Citar

Pinho, A. M., Cró, M. de L., & Dias, M. da L. V. (2014). A Formação de Educadores de Infância: Práticas Adequadas ao Contexto Educativo de Creche. Revista Portuguesa De Pedagogia, pp. 109-125. https://doi.org/10.14195/1647-8614_47-1_6

Edição

Secção

Artigos