Creche, Igualdade de Género e o Direito das Crianças à Educação

Autores

  • Regina Célia Dias Sem enquadramento institucional.
  • Fátima Pereira Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), Universidade do Porto.
  • José Alberto Correia Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), Universidade do Porto.

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_47-2_2

Palavras-chave:

educação de infância, igualdade de género, creche e cidadania

Resumo

Este artigo apresenta as conclusões gerais de uma tese de doutoramento, onde foi problematizada a questão social da mulher trabalhadora com filhos na faixa etária dos 0 aos 2 anos de idade, no que se refere à guarda e educação dos seus filhos. Considerando as transformações na condição feminina e na vida das crianças, a creche foi considerada enquanto um espaço de práticas sociais das famílias, um espaço da prática profissional das educadoras e como um dos espaços de construção de uma nova cultura da infância e da sua socialização. Foram analisados os discursos de educadoras e dos pais e mães, os quais revelaram um processo em curso de construção de novas linguagens que vêm afirmando o caráter educativo da creche, assim como reconfigurando as conceções sobre a maternidade, o trabalho feminino, a paternidade e sobre a infância e o direito da criança de 0 aos 2 anos à educação.

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Publicado

2014-09-29

Como Citar

Dias, R. C., Pereira, F., & Correia, J. A. (2014). Creche, Igualdade de Género e o Direito das Crianças à Educação. Revista Portuguesa De Pedagogia, (1), pp. 21-42. https://doi.org/10.14195/1647-8614_47-2_2

Edição

Secção

Artigos