Diálogos Gráficos: A Didática do Ateliê de Arquitetura

Autores

  • Artur Renato Ortega Professor Adjunto I do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná – UFPR.
  • Silvana Weihermann Professora Adjunto III do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná – UFPR.
  • Tânia Maria Baibich Professora associada IV do departamento de teoria e prática da educação da Universidade Federal do Paraná – UFPR.

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_48-2_2

Palavras-chave:

pedagogia universitária, didática do ateliê de arquitetura, diálogo gráfico

Resumo

Este artigo discute uma didática específica no campo da Pedagogia Universitária, no ensino de graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo. Entende o diálogo gráfico como um método de produção e construção do conhecimento, e o desenho como elemento constituinte e determinante do processo, na relação professor‑aluno, no ateliê de projeto. Considera o diálogo gráfico como uma forma de inter‑relacionamento, encontro e responsabilidade, envolvendo sentidos e significados próprios da atividade interativa, da reflexão de idéias e das experiências dos sujeitos. Destaca a importância da prática docente, cujo conhecimento específico necessita da interlocução com os conhecimentos pedagógicos. Reconhece o aluno como participante ativo no processo, tornando‑se um desenhador co‑responsável pela construção do conhecimento, sujeito epistêmico da reflexão‑na‑ação. Acredita que o diálogo gráfico, no estudo da epistemologia da prática, pode constituir o estímulo, sob novas formas de diálogo, em outras áreas do conhecimento, desenhando uma educação de melhor qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2015-07-08

Como Citar

Ortega, A. R., Weihermann, S., & Baibich, T. M. (2015). Diálogos Gráficos: A Didática do Ateliê de Arquitetura. Revista Portuguesa De Pedagogia, 2(1), pp. 27-42. https://doi.org/10.14195/1647-8614_48-2_2

Edição

Secção

Artigos