Diálogos Gráficos: A Didática do Ateliê de Arquitetura
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_48-2_2Palavras-chave:
pedagogia universitária, didática do ateliê de arquitetura, diálogo gráficoResumo
Este artigo discute uma didática específica no campo da Pedagogia Universitária, no ensino de graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo. Entende o diálogo gráfico como um método de produção e construção do conhecimento, e o desenho como elemento constituinte e determinante do processo, na relação professor‑aluno, no ateliê de projeto. Considera o diálogo gráfico como uma forma de inter‑relacionamento, encontro e responsabilidade, envolvendo sentidos e significados próprios da atividade interativa, da reflexão de idéias e das experiências dos sujeitos. Destaca a importância da prática docente, cujo conhecimento específico necessita da interlocução com os conhecimentos pedagógicos. Reconhece o aluno como participante ativo no processo, tornando‑se um desenhador co‑responsável pela construção do conhecimento, sujeito epistêmico da reflexão‑na‑ação. Acredita que o diálogo gráfico, no estudo da epistemologia da prática, pode constituir o estímulo, sob novas formas de diálogo, em outras áreas do conhecimento, desenhando uma educação de melhor qualidade.Downloads
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Publicado
2015-07-08
Como Citar
Ortega, A. R., Weihermann, S., & Baibich, T. M. (2015). Diálogos Gráficos: A Didática do Ateliê de Arquitetura. Revista Portuguesa De Pedagogia, 2(1), pp. 27-42. https://doi.org/10.14195/1647-8614_48-2_2
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Secção
Artigos
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