Videojuegos y Teatro en las Escuelas
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_49-1_2Palavras-chave:
videojogos educativos, jogos sérios, teatro, humanidades digitais, sexoResumo
Videojogos e Teatro nas Escolas
O objetivo deste trabalho é analisar o impacto dos videojogos como ferramenta para aumentar o interesse dos jovens pelo teatro clássico. O estudo foi realizado em oito escolas de Madrid e envolveu 754 alunos do ensino secundário, de idades entre 11 e 16 anos. Neste artigo descrevem‑se as diferentes etapas do projeto: (1) adaptação da peça de teatro “La Dama Boba”, de Lope de Veja, a uma aventura educacional gráfica, (2) avaliação do jogo por especialistas e (3) avaliação experimental nas escolas. Para a avaliação do jogo foram utilizados dois grupos de controlo: um grupo de alunos assistiu a uma aula sobre a obra de teatro lecionada pelo seu professor habitual, e um
segundo grupo assistiu a uma aula dada por um dos atores protagonistas da obra (que representou a melhor situação educativa para melhorar o interesse pelo teatro que fomos capazes de encontrar). Os resultados do estudo mostraram que o jogo constitui uma abordagem ligeiramente mais motivadora
do que a sensibilização por um professor, mas o maior interesse pelo teatro é gerado quando feita a apresentação por um ator. O sexo revelou‑se um fator determinante no grupo experimental, constatando‑se um maior aumento do
interesse no sexo feminino.
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