O Modelo Múltiplas Perspetivas no Ensino Superior: Promover a Análise Crítica e a Reflexão
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_49-1_4Palavras-chave:
ensino superior, Modelo Múltiplas Perspetivas, Teoria da Flexibilidade Cognitiva, estudo de casos, desconstrução, reflexãoResumo
As reformas políticas e organizacionais levadas a cabo no ensino superior, conjugadas com a necessidade de aprendizagem ao longo da vida, têm conduzido à procura de metodologias que promovam um ensino baseado na aquisição de competências e numa aprendizagem mais ativa e reflexiva. O Modelo Múltiplas Perspetivas (MoMup) vem ao encontro destas necessidades,ajudando os professores nesta mudança. Este modelo, baseado na Teoria da Flexibilidade Cognitiva e assente no estudo de casos, incentiva à reflexão, estimula a análise crítica e promove a flexibilidade cognitiva em domínios avançados do conhecimento. O MoMup é constituído por dois processos: a
desconstrução de casos e a reflexão e interação online; e pode ser aplicado em qualquer domínio do conhecimento em regime presencial, misto (b‑learning) ou totalmente a distância (d‑learning). Apresentam‑se sucintamente os estudos realizados, que conduziram ao MoMuP. Os alunos salientam que aprendem muito, em pouco tempo.
Downloads
Não há dados estatísticos.
##submission.downloads##
Publicado
2015-12-11
Como Citar
Carvalho, A. A., & Marques, C. G. (2015). O Modelo Múltiplas Perspetivas no Ensino Superior: Promover a Análise Crítica e a Reflexão. Revista Portuguesa De Pedagogia, 1(1), 83-104. https://doi.org/10.14195/1647-8614_49-1_4
Edição
Secção
Artigos
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.