O Modelo Múltiplas Perspetivas no Ensino Superior: Promover a Análise Crítica e a Reflexão

Autores

  • Ana Amélia Carvalho Professora Catedrática. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
  • Célio Gonçalo Marques Professor Adjunto. Unidade Departamental de Tecnologias de Informação e Comunicação. Instituto Politécnico de Tomar.

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_49-1_4

Palavras-chave:

ensino superior, Modelo Múltiplas Perspetivas, Teoria da Flexibilidade Cognitiva, estudo de casos, desconstrução, reflexão

Resumo

As reformas políticas e organizacionais levadas a cabo no ensino superior, conjugadas com a necessidade de aprendizagem ao longo da vida, têm conduzido à procura de metodologias que promovam um ensino baseado na aquisição de competências e numa aprendizagem mais ativa e reflexiva. O Modelo Múltiplas Perspetivas (MoMup) vem ao encontro destas necessidades,
ajudando os professores nesta mudança. Este modelo, baseado na Teoria da Flexibilidade Cognitiva e assente no estudo de casos, incentiva à reflexão, estimula a análise crítica e promove a flexibilidade cognitiva em domínios avançados do conhecimento. O MoMup é constituído por dois processos: a
desconstrução de casos e a reflexão e interação online; e pode ser aplicado em qualquer domínio do conhecimento em regime presencial, misto (b‑learning) ou totalmente a distância (d‑learning). Apresentam‑se sucintamente os estudos realizados, que conduziram ao MoMuP. Os alunos salientam que aprendem muito, em pouco tempo.

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Publicado

2015-12-11

Como Citar

Carvalho, A. A., & Marques, C. G. (2015). O Modelo Múltiplas Perspetivas no Ensino Superior: Promover a Análise Crítica e a Reflexão. Revista Portuguesa De Pedagogia, 1(1), 83-104. https://doi.org/10.14195/1647-8614_49-1_4

Edição

Secção

Artigos