Desenvolvimento Epistemológico e Avaliação de Crenças Pessoais relativas ao Conhecimento e ao Processo de Conhecer: Estudo de Validação da Escala de Posicionamento Epistemológico para Estudantes de Doutoramento

Autores

  • Cláudia Figueiredo CIDTFF – Universidade de Aveiro.
  • Maria do Rosário Pinheiro Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
  • Isabel Huet CIDTFF – Universidade de Aveiro & Kingston University.

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_49-1_5

Palavras-chave:

epistemologia pessoal, crenças epistemológicas, desenvolvimento de escalas, análise de dimensionalidade

Resumo

Constituindo‑se atualmente como um vasto domínio científico, as teorias do desenvolvimento epistemológico ou da epistemologia pessoal enfrentam ainda numerosos desafios ao nível da sistematização conceptual dos seus constructos
e das estratégias metodológicas. É objetivo deste trabalho, contribuir para a discussão desta problemática, realizando uma proposta de avaliação quantitativa do desenvolvimento epistemológico, acedido através de crenças relativas ao conhecimento e ao processo de conhecer. Neste estudo desenvolveu‑se a Escala de Posicionamento Epistemológico
(EPE) que foi aplicada a uma amostra de 429 estudantes de doutoramento de universidades portuguesas, em diferentes etapas do seu percurso. As análises de dimensionalidade realizadas revelaram estruturas fatoriais teoricamente interpretáveis considerando duas formas alternativas de análise
dos itens. Na sua versão final o EPE é composto por 25 itens, distribuídos numa estrutura de quatro fatores (35.5% da variância total explicada) denominados: (1) sofisticação epistemológica; (2) Ingenuidade epistemológica; (3) imutabilidade do conhecimento e (4) aprender com rapidez.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2015-12-11

Como Citar

Figueiredo, C., Pinheiro, M. do R., & Huet, I. (2015). Desenvolvimento Epistemológico e Avaliação de Crenças Pessoais relativas ao Conhecimento e ao Processo de Conhecer: Estudo de Validação da Escala de Posicionamento Epistemológico para Estudantes de Doutoramento. Revista Portuguesa De Pedagogia, 1(1), 105-130. https://doi.org/10.14195/1647-8614_49-1_5

Edição

Secção

Artigos