Uma Educação de Pessoas Adultas Sensível ao Género: Perspetiva Crítica
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_50-1_2Palavras-chave:
género, aprendizagem de pessoas adultas, educação de pessoas adultas, estereótipos de género, lentes de género, subjetividade do/a aprendenteResumo
Este artigo tem como objetivo fomentar uma reflexão sobre o significado do género na educação de pessoas adultas, tendo em conta que o mesmo traduz uma ordem social arraigada nas relações do quotidiano, seja qual for o domínio da vida que se escolher como objeto de análise.A investigação tem demonstrado que ser homem ou ser mulher tem implicações distintas na relação criada entre quem aprende e a própria situação de aprendizagem, em grande parte porque os contextos de aprendizagem formais, não formais e informais tendem a ser congruentes, no que diz respeito a uma série de mensagens baseadas em estereótipos de género que podem restringir o desenvolvimento individual. As experiências
relacionadas com o género influenciam o modo como o conhecimento é adquirido, as expetativas que os/as aprendizes formam sobre si próprios/as, as suas opções de aprendizagem e a sua autoconfiança para aprender.
A utilização das lentes de género para desconstruir tais normas aprendidas torna-se, por isso, imperiosa no domínio da educação de pessoas adultas, como forma de promover a subjetividade (social) dos/as aprendizes contemporâneos.
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Publicado
2016-12-20
Como Citar
Ostrouch-Kamińska, J., & Vieira, C. C. (2016). Uma Educação de Pessoas Adultas Sensível ao Género: Perspetiva Crítica. Revista Portuguesa De Pedagogia, 50(1), 37-55. https://doi.org/10.14195/1647-8614_50-1_2
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Artigos
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