Avaliação Autêntica em Creche: Resultados Preliminares do Processo de Construção da Ferramenta “CRECHEndo”

Autores

  • Cindy Mutschen Carvalho Universidade de Aveiro/CIDTFF.
  • Gabriela Portugal Universidade de Aveiro/CIDTFF.

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_50-2_5

Palavras-chave:

avaliação autêntica, creche, CRECHEndo, práticas educativas

Resumo

Este estudo assenta sobre os fundamentos teóricos da educação experiencial e parte da análise do contexto sociopolítico da creche em Portugal. O objeto de estudo é uma ferramenta de avaliação para o contexto de creche (CRECHEndo), direcionada a educadores de infância, tendo em vista a melhoria da qualidade das práticas educativas. Esta ferramenta, de natureza processual, serve de ponto de partida para a observação, reflexão e planificação curricular. Apresentam-se resultados preliminares de vários estudos de caso desenvolvidos em 2013/2014, partindo do acompanhamento da aplicação do CRECHEndo por educadores de duas creches portuguesas. Os resultados evidenciam tendências gerais na avaliação do bem-estar e implicação das crianças e temas dominantes na
análise dos fatores contextuais que afetam estas variáveis. Reconhecendo a ainda pouca profundidade dos resultados apresentados, estes primeiros dados apontam para o potencial do CRECHEndo enquanto ferramenta de apoio à reflexão e planificação dos educadores de infância a trabalhar em creche.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2017-04-07

Como Citar

Carvalho, C. M., & Portugal, G. (2017). Avaliação Autêntica em Creche: Resultados Preliminares do Processo de Construção da Ferramenta “CRECHEndo”. Revista Portuguesa De Pedagogia, 50(2), 83-102. https://doi.org/10.14195/1647-8614_50-2_5

Edição

Secção

Artigos