Práticas intergeracionais e interdisciplinares na Educação. Um exemplo prático no Ensino Básico

Autores

  • Pedro Cabral Mendes Universidade de Coimbra – CIDAF
  • Cristina Rebelo Leandro Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação
  • Mónica Lopes Centro de Estudos Sociais – Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_51-1_4

Palavras-chave:

interdisciplinaridade; intergeracionalidade; idoso; educação básica

Resumo

O presente artigo tem como finalidade apresentar uma experiência educativa de âmbito intergeracional e interdisciplinar, dinamizada no âmbito do projeto “InterAgir com a Diferença”, envolvendo a participação de 20 alunos do 5º ano e 8 idosos. Esperava-se que a abordagem prosseguida tivesse um efeito positivo no desempenho escolar dos alunos e induzisse comportamentos positivos perante a condição de idoso. Neste estudo de caso, a avaliação do desempenho académico baseou-se na comparação das classificações das disciplinas nos 1º e 2º períodos letivos, e a avaliação qualitativa foi suportada por focus groups com alunos. Os dados quantitativos foram analisados com recurso ao teste ANOVA de medidas repetidas e os qualitativos através da análise de conteúdo temática. O estudo evidenciou os benefícios destas práticas que, não só reforçam a motivação e os resultados escolares, como também fomentam nos alunos atitudes e comportamentos positivos perante a velhice, reforçando o exercício da cidadania ativa.

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Publicado

2017-10-31

Como Citar

Mendes, P. C., Leandro, C. R., & Lopes, M. (2017). Práticas intergeracionais e interdisciplinares na Educação. Um exemplo prático no Ensino Básico. Revista Portuguesa De Pedagogia, (51-1), 63-82. https://doi.org/10.14195/1647-8614_51-1_4

Edição

Secção

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