Sentidos e Significados Atribuídos à Escrita por Estudantes do Curso de Pedagogia após a Finalização do Trabalho de Conclusão de Curso

Autores

  • Rejane Maria de Almeida Amorim Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marcelo Macedo Corrêa e Castro Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_51-2_3

Resumo

Este artigo apresenta a análise das respostas de cinco concluintes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a um questionário estruturado, por meio do qual se buscou compreender que sentidos e significados atribuíam à escrita acadêmica ao final do curso. A análise foi desenvolvida considerando-se aportes teóricos da psicologia sócio-histórica, tendo Vygotski como autor central. A busca pela compreensão dos sentidos e significados seguiu a metodologia dos núcleos de significação (Aguiar & Ozella, 2006). O estudo chegou a quatro núcleos de significação: (1) Eu não sabia escrever; (2) Os trabalhos e provas eram devolvidos com notas, mas nada esclarecendo sobre a forma de escrever; (3) Minha escrita de monografia foi um caminho maravilhoso; e (4) A escrita cobrada ao longo da universidade serviu como suporte para a escrita da monografia.

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Publicado

2017-12-21

Como Citar

Almeida Amorim, R. M. de, & Corrêa e Castro, M. M. (2017). Sentidos e Significados Atribuídos à Escrita por Estudantes do Curso de Pedagogia após a Finalização do Trabalho de Conclusão de Curso. Revista Portuguesa De Pedagogia, (51-2), 51-72. https://doi.org/10.14195/1647-8614_51-2_3

Edição

Secção

Artigos