Jovens que Não Aprendem? Pesquisa-intervenção a partir do Teatro-Conversação

Autores

  • Libéria Rodrigues Neves Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (Departamento de Ciências Aplicadas à Educação)
  • Ana Lydia Bezerra Santiago Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (Departamento de Ciências Aplicadas à Educação)

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_52-1_4

Palavras-chave:

pesquisa-intervenção, fracasso escolar, conversação, teatro

Resumo

O presente artigo refere-se à apresentação de uma pesquisa-intervenção realizada com jovens identificados na escola em situação de fracasso escolar, no
que concerne à aprendizagem e/ou ao comportamento. A pesquisa foi desenvolvida junto a quatro turmas de alunos do 3º Ciclo do Ensino Fundamental no Brasil, e teve como objetivo aprender e intervir naquilo que aparece como sintoma na escola. Aqui serão descritos o processo e o resultado referente a uma dessas turmas, a dos alunos considerados, por parte de seus professores, incapazes de aprender. O trabalho aposta na metodologia da Conversação de orientação psicanalítica, introduzindo-se recursos teatrais na produção da palavra, constituindo-se o Teatro-Conversação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2018-07-01

Como Citar

Neves, L. R., & Santiago, A. L. B. (2018). Jovens que Não Aprendem? Pesquisa-intervenção a partir do Teatro-Conversação. Revista Portuguesa De Pedagogia, 52(52-1), 63-80 pp. https://doi.org/10.14195/1647-8614_52-1_4

Edição

Secção

Artigos