Recensão ao Livro The privatization of education: A political economy of global education reform
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_53-1_7Palavras-chave:
Privatização na Educação, Educação - Finanças, Educação - Aspectos econômicos, Educação e EstadoResumo
Recensão ao Livro: Verger, A., Fontdevila, C., & Zancajo, A. (2016). The privatization of education: A political economy of global education reform. New York, NY: Teachers College Press.
A privatização da educação tem sido percebida como uma tendência mundial, principalmente em referência aos seus indicadores educacionais fundamentais, como provisão e financiamento. Os debates sobre os benefícios, os desafios e os custos da privatização da educação em escalas local e global têm desafiado pesquisadores nacionais e internacionais. Nesse contexto, a obra The Privatization of Education: A Political Economy of Global Education Reform (A Privatização da Educação: uma economia política da reforma da educação global, em tradução livre), cujos autores são Antoni Verger, Clara Fontdevila e Adrián Zancajo, investiga o fenômeno da privatização da educação, não como um processo monolítico, mas a partir de uma perspetiva comparada e global da economia política. Contribui, desta forma, para suprir uma lacuna nos estudos a respeito do tema: como e por que ocorre a privatização da educação?
Partindo de um robusto mapeamento sobre a literatura internacional, os autores utilizam uma metodologia de revisão sistemática da literatura (Systematic literature review) na tentativa de explicar por que as pressões por uma reforma educacional em favor do mercado não se traduzem em um processo unívoco e linear. A obra se propõe a enfrentar o desafio de abrir a “caixa preta” da privatização da educação em escala internacional analisando sistematicamente suas tendências, suas razões, seus agentes e as condições por trás da difusão e adoção de políticas de privatização nos sistemas educativos.
(...)
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.