Pensamento Ético dos Professores – o Lugar da Intuição e das Emoções

Autores

  • Ana Paula Viana-Caetano Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_Extra-2011_10

Palavras-chave:

Pensamento dos professores, ética, emoções, intuição

Resumo

Neste texto é feita uma análise de dados sobre o pensamento ético-deontológico de professores, recolhidos num estudo extensivo realizado com entrevistas junto de 40 professores de todos os níveis de ensino e com 1112 questionários aplicados a educadores de infância e professores de todos os ciclos de ensino não superior. Para aprofundar a questão acerca do papel da intuição no pensamento ético, são realçados e discutidos os dados relativos às perspectivas dos professores que enfatizam as componentes intuitivas e emocionais da ética profissional. Os dados dos questionários apontam para diferenças significativas entre professores, no sentido de serem os professores dos mais novos (educadores e professores de 1ºciclo do ensino básico), do género feminino e mais jovens na profissão que apresentam maiores índices relativos a uma perspectiva intuicionista, por comparação com os restantes. Estes dados são cruzados com os dados das entrevistas com vista a uma compreensão interpretativa.

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Publicado

2011-01-01

Como Citar

Viana-Caetano, A. P. (2011). Pensamento Ético dos Professores – o Lugar da Intuição e das Emoções. Revista Portuguesa De Pedagogia, p. 125-134. https://doi.org/10.14195/1647-8614_Extra-2011_10